Valéria Souza Psicopedagoga

whatsapp:(21) 98931-3544 | atendimento@valeriasouza.com.br

Atendimento de crianças e adolescentes

Avaliação e Intervenção psicopedagógica

Avaliação e intervenção psicopedagógica
Avaliação e  intervenção psicopedagógica são termos  que os profissionais usam, mas que causam uma angústia nos pais que nunca ouviram falar deles ou que não fazem ideia do que sejam.   Somado a isso, quando a escola entrega um encaminhamento, não sabem nem por onde começar.   Sendo assim,  pensando em tranquilizá-los, eu posso orientá-los e ajudá-los a dar os primeiros passos nesse processo.

INTERVENÇÃO

O processo de intervenção não tem prazo definido para acabar.  Isto porque a duração dele vai depender das respostas positivas do paciente.     Portanto, na intervenção, eu aplico  atividades específicas para cada tipo de dificuldade que eu encontrar. Assim, meço e avalio os resultados.       Além disso, durante o processo de intervenção, realizo um acompanhamento junto à escola também.  Desta forma, saberemos se a aplicação da técnica  está correta.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação pode durar até 10 sessões.  Por isso, é muito importante que a família se envolva, junto com a escola na busca por respostas.  
Neste sentido, os sinais de dificuldades que o paciente e sua família trazem são avaliados através de testes específicos, buscando elementos que não estejam dentro do padrão para a idade escolar.  Desta forma, durante a investigação, entro em contato com a escola e professora de seu filho.  Assim consigo obter informações importantes sobre as dificuldades dele.

A avaliação psicopedagógica investiga como está o vínculo do aluno com a escola, professores e colegas.  Neste caso, a psicopedagoga está interessada em saber se há algum bloqueio para a aprendizagem na própria escola.

Da mesma forma, outro aspecto importante que a avaliação diagnóstica precisa levantar também é como  a familia se relaciona com a aprendizagem e a criança.   Igualmente importante, o processo de avaliação psicopedagógica vai observar o desenvolvimento cognitivo do paciente.   

Para concluir,  cada atendimento estará ligado a um objetivo na avaliação psicopedagógica.

Quem pode ser atendido?

Crianças de 6 a 11 anos.

Já foi avaliado por outro profissional?

Não tem  problema, posso fazer o tratamento a partir desta avaliação.

Como é o atendimento online?

De maneira segura e ética.

  • Baixo desempenho escolar;
  • Notas nas provas sempre abaixo da médica;
  • Escrita de palavras com erros ortográficos;
  • Letra ilegível e dificuldade para escrever com letra cursiva;
  • Não consegue lembrar do som da letra;
  • Não consegue juntar letras para formar a sílaba;
  • Entre outras…
Dificuldades de aprendizagem